De acordo com a mitologia grega, Narciso era um belo rapaz, por quem todas as ninfas se apaixonavam. Ele, orgulhoso, desprezava todas elas. Para dar-lhe uma lição, a deusa Nêmesis o condenou a se apaixonar por sua própria imagem na lagoa de Eco: encantado com sua beleza, Narciso deitou-se à beira do rio e definhou, olhando seu reflexo e se embelezando.
É baseado nesse mito que surgiu o conceito de Narcisismo, símbolo da vaidade, do egoísmo e da insensibilidade.
No século XXI, somos todos criadores e vitimas de uma cultura narcisista, presente em todos e em nenhum lugar ao mesmo tempo: está espalhada nos outdoors, na televisão, nas revistas, nas academias. É quase uma mensagem subliminar, em parte culpa do capitalismo, que nos pressiona por todos os lados anunciando incessantemente o culto à auto-estima.
Dedicamo-nos cada vez mais ao “embelezamento” interno e externo. Investimos tempo e dinheiro para melhorar nossa aparência e nossa cultura, até ficarmos entorpecidos, como Narciso, por nossas imagens. Queremos ser bonitos e interessantes, saber do que se passa e ser assunto, simultaneamente.
Na internet não é diferente: a cada dia surgem novos sites de relacionamento, que nos permitem publicar fotos, opiniões, comentários... Diferentes finalidades que provem de um mesmo EU, que tira os retratos e emite as interpretações.
O web-narcisismo possui uma nova ferramenta – o Formspring.me, site que permite que qualquer um faça perguntas aos usuários cadastrados, que por sua vez publicam suas respostas em uma página pessoal. É mais uma forma de “exibição”, mas também uma oportunidade de divulgar nossas opiniões e de conhecer sobre nossos amigos.
Ninguém está imune ao narcisismo do século XXI. Então não perca tempo: na próxima edição do Livrevista, acompanhe o canal ETC, no qual a repórter Vivian Lourenço conta um pouco mais sobre o Formspring.me e sobre as novas maneiras que encontramos para falar sobre...nós mesmos.
Júlia Matravolgyi- Editora do canal ETC
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário