terça-feira, 16 de março de 2010

Cada um pode fazer a sua parte

Tornou-se moda nos últimos anos trazer no “peito” slogans de projetos sociais ou ambientais, falar sobre programas educativos e atitudes altruístas, impressionando a todos, mas que na verdade, para fazer a diferença não precisam ser anunciadas. Quantas vezes já vimos artistas emprestando sua imagem a projetos que muitas vezes nem sabem o que são e como funcionam?
Acredito que a força desses projetos e ideais de vida estão nas pessoas envolvidas nas atividades e, se elas não tiverem muita força de vontade e atitude não conseguem passar seu recado adiante. São nas pequenas atitudes que conseguimos mudar muitas coisas.
Essa próxima edição da Livrevista traz diversos exemplos de pessoas que não precisam anunciar para o mundo o que fazem para mudá-lo. No canal Expressão encontramos Nelma de Assis, uma senhora que cheia de disposição buscou realizar um sonho: começar a pintar. Matriculou-se na aula, mas, os empecilhos que, ás vezes, a vida coloca no caminho a fez parar com as atividades. Porém, não desistiu e encontrou na família o apoio necessário, e nos materiais que busca no lixo fez seu material de trabalho. Ela não precisou fazer grandes mudanças na sua rotina para que pudesse trabalhar de forma ecologicamente correta. E não é por trabalhar com materiais inusitados para uma artista plástica que o trabalho é menos importante ou menos belo. Por sinal, as telas são lindíssimas e conseguem transmitir aos apreciadores das artes plásticas que não é só o convencional que pode ser trabalhado, e que o reciclável também é material de trabalho.
Já o canal Cidadão aborda a força do trabalho assistencial, através de trabalhos voluntários (e que fique enfatizado voluntário, pois a única coisa que recebem são os sorrisos e as alegrias das pessoas atendidas).
Por isso, se você tem vontade de mudar alguma coisa ou ter atitudes diferentes, ou de participar de algum projeto não espere o ano novo chegar, faça de hoje um novo ano!

Nenhum comentário: