domingo, 18 de abril de 2010

Afinal, o consumidor quer ou não mais sustentabilidade?

Sustentabilidade está na moda, afinal, parece que a cada dia que passa existem mais embalagens recicladas nas prateleiras dos supermercados, mais selos pró meio-ambiente e mais "empresas amigas da natureza". É interessante observar que, mesmo aos poucos, as empresas estão mudando suas posturas com relação ao impacto ambiental dos produtos que comercializam. Mas o problema é: e o consumidor, ele está preparado para essas mudanças?

Uma pesquisa do Instituto Akatu para o Consumo Consciente revela que 80% das pessoas dizem valorizar os produtos verdes vendidos nos supermercados, mas apenas 30% delas concretizam suas intenções no ato da compra. Isso revela que, por mais que as empresas tentem, o consumidor ainda não largou os velhos hábitos.
Muita gente não sabe (eu mesma não sabia), mas existe no mercado uma variedade de produtos que podemos optar e assim contribuir tanto com o meio-ambiente, quanto com o nosso próprio bolso! Por exemplo, existem agora amaciante de roupas concentrado de meio litro, que rende tanto quanto o convencional de dois litros, com o diferencial de que, como a embalagem é menor, economiza-se 58% de plástico (ou seja, menos petróleo) e o processo de produção consome 79% a menos de água, segundo dados da Revista Época.

Então, da próxima vez que for fazer compras, preste mais atenção nos produtos verdes (eu mesma prestarei mais atenção). Pesquise e compare. No fim, você vai ver que compensa ser mais consciente.

Por Tássia Tieko, editora do canal Cidadão

Nenhum comentário: